terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ub Iwerks - A Trajetória Desconhecida

Agora irei falar sobre algo que eu tenho bastante carinho: Animação


Este post é bastante especial, pois nele eu desembrulho [De forma bem breve] a trajetória de um dos maiores animadores do Século XX, porém pouquíssimo lembrado [Se quiser exagerar: Esquecido]. Além do mais, este artigo foi publicado no Nerdcast 345, do site Jovem Nerd de quem sou super fã, em resposta ao "Nerdcast 344 - O Mundo de Walt Disney", algo que me deixou bastante feliz [Yeah, primeiro e-mail que envio aos caras e ele é postado! Uhuuuu]. Espero que gostem.

O Começo

O verdadeiro criador de Mickey Mouse


Ubbe Ert Iwwerks - Kansas City, 24 de Março de 1901 — Burbank, 7 de Julho de 1971

Como dizia Roberto Carlos: "Você meu amigo de fé meu irmão camarada[...]" Era exatamente assim a amizade entre Ub e Walt. Cumpadis, Bródis de muitos carnavais passados, parceiros de aventuras e, unica e simplesmente, amigos.

Um dos principais artistas por trás do sucesso dos primeiros curtas produzidos por Walt Disney, Iwerks era uma das mentes mais criativas dos primórdios do que viria a se transformar a Gigantesca Disney [Empresa]. Foi o desenhista que criou, a pedido do sócio e amigo, o personagem Mickey Mouse, diante da necessidade de criar um novo personagem para a empresa, já que o Oswald, primeiro projeto da parceria, teve de permanecer nos domínios da Universal Studios depois de uma batalha jurídica por parte da Universal e Disney.

Relatos apontam que Iwerks era ágil o suficiente para fazer mais de 500 desenhos por dia, sua rapidez era devido a sua total habilidade com formas geométricas básicas [Colegas diziam que ele era capaz de desenhar um círculo perfeito sem nenhum tipo de auxílio]. Isso era sua principal marca que definia seu estilo, desenhos que eram concebidos através de formas geométricas, principalmente círculos [Algo que inspirou artistas mais recentes como John Lasseter], e isso facilitava o trabalho principalmente naquela época.

Empresas que Iwerks e Disney trabalharam juntos:
- Iwerks-Disney Commercial Arts
- Laugh-O-Gram Films
- Disney Brother´s Studio

Como citado no Nerdcast 344, havia muito por parte dos funcionários do Estúdio Disney um espírito de inveja eminente nos artistas que trabalhavam por trás de toda as obras, já que grande parte dos créditos somente eram direcionados ao W. Disney. E isso não foi diferente com o seu amigo Ub, que insatisfeito com seu reconhecimento não equivalente com que ele produzia para o estúdio, acabou-se a se transformar num desgaste que abalou a amizade entre os dois. Acarretando-se em uma oportunidade de ouro para executivos de Hollywood, pois eles acreditavam que O segredo por trás do que Disney produzia era o próprio Ub Iwerks [A Arma X Disneyana].

Walt (esquerda) e Ub (direita)
E o inevitável, obviamente, ocorreu. A amizade que durara desde o Pesman Art Studio, no Kansas em 1919, acabou.

Pat Powers foi um executivo de Hollywood que viu potencial nesta briga entre Ub e Disney, e acabou por financiar os primeiros trabalhos de Iwerks no seu NOVO Estúdio: The Iwerks Studio

O primeiro contrato de Ub Iwerks após deixar o estúdio que possuía junto a W. Disney, foi com a Metro-Goldwyn-Mayer no qual produzia curtas para competir com o de seu antigo amigo e sócio.

O Período Pós-Disney de Ub Iwerks

Que comece a BATALHA
Flip The Frog era, como podíamos dizer, a cópia descarada do Rato Mickey. A semelhança entre os dois personagens não eram nem um pouco sutis. Apesar de toda a semelhança, o curta não obteve o mesmo sucesso que o seu rival, durara somente 36 episódios.

A esse ponto fica claro que Iwerks não era o "molho secreto" por trás do sucesso que a Disney obtivera, muito pelo contrário, Ub somente era uma peça importante em todo aquele mecanismo que só funcionava se todos cooperassem em conjunto. Lembro-me sempre o que John Lasseter disse sobre a Pixar, afirmando que o que define o sucesso dos filmes do estúdio não são os computadores de ultima geração, nem os processadores potentes, nem os softwares, não. São as pessoas e como elas trabalhando em conjunto fazem com que um projeto seja o melhor possível. Isso se aplica a qualquer empresa, inclusive a Disney. 

Acho que se Iwerks se libertasse do que ele já vinha trabalhando antes e tentasse inovar de alguma forma, seus resultados talvez seriam diferentes. Um bom exemplo seria Chuck Jones o qual trabalhou junto com Iwerks e que, para mim, é um ídolo [#JoneS2]

Willie Whopper
Nem mesmo o moleque 'pestinha' Willie Whopper obteve êxito na emergente industria da animação, a série de curtas não durou mais do que um ano.

Aí você me pergunta: "Ora, só isso, tio?!"

E isto é exatamente um fato chato sobre a trajetória artística deste homem. Seu período de carreira solo foi tão sem sucesso, e com quase nenhuma obra memorável, que há pouco o que falar desta fase.

O Filho Pródigo?

Depois de seus empreendimentos não saírem muito bem, Iwerks volta a Trabalhar com o Disney. Lá ele passou desenvolver técnicas de efeitos especias, que combinavam atores reais contracenando com desenhos animados, como  no famoso "The Alice Comedies", também desenvolveu a implantação do processo de xerografia para a animação feita em Célula.

Vou confessar que gostaria de ser uma simples poeira no local onde Disney e Ub se reencontraram. Assistir ao vivo o que exatamente aconteceu no reencontro.


Iwerks também desenvolveu projetos junto a WED Enterprises para o desenvolvimento de temas, como os parques temáticos que eram um grande sonho de Walt Disney.

Observamos aí um cargo importante para o cara. Será que havia mágoa por uma das partes?

Este foi exatamente o caminho que Iwerks tomou depois do regresso. Ele focou a área de efeitos especiais, algo que ainda engatinhava bastante naquela época.


Poucos sabem, mas a sua habilidade com efeitos especiais chamaram a atenção até do mestre Hitchcock, o qual trabalhou nos esfeitos de The Birds (1963) o que lhe gerou uma indicação ao Oscar.

Em 1971, aos 70 anos, Ub sofre ataque cardíaco e morre. Deixando um legado muito competente, porém pouco lembrado. 

Iwerks é um exemplo de que, às vezes, somos engolidos pelo tempo. E que, independentemente de nossos talentos, o reconhecimento nunca é algo certo [Sabe aquele nosso desejo de '1º longa, primeiro Oscar'?]. Mas suas obras seguem vivas até hoje, apesar do pouco reconhecimento, e para mim, ele é um verdadeiro HERÓI.

Fontes

Sir. Wikipédia e:


Recomendo todos a assistir este documentário! Criado pela neta de Iwerks, Leslie Iwerks.

Além de recomendar, óbvio, a ouvir os Nerdcast.


Vídeos


 O Clássico Steamboat Willie está também no repertório:

 

Foto da Equipe de Alice
Este é um texto bem breve e é, o que julgo ser, uma pequena homenagem a esse animador brilhante [Um artista brilhante], e que não somente como estudante de cinema, mas ser humano, me inspira muito

E se você é grande fã de animação e de Ub Iwerks, deixe seu comentário também. E, caro leitor, se houve algum erro histórico ou algo do tipo, diga.

Um grande abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário